O colegiado vai entregar uma declaração aos chefes de Estado presentes na Cúpula
O senador Nelsinho Trad (PSD/MS), presidente do Parlamento Amazônico, representará o Parlamaz no seminário “Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”, que ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de maio no Auditório Wladimir Murtinho, do Palácio Itamaraty, em Brasília. O evento é organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Fundação Alexandre de Gusmão.
A iniciativa faz parte dos preparativos para a Cúpula da Amazônia – a IV Reunião de Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica, a ser realizada em Belém do Pará no mês de agosto.
O objetivo principal do seminário é promover um debate entre o governo e a sociedade civil para identificar questões prioritárias e propostas de cooperação com os demais países amazônicos, a fim de subsidiar a posição do Brasil no processo de preparação da Cúpula.
O Parlamaz finaliza uma declaração que será entregue aos chefes de Estado presentes na cúpula em agosto. O documento, debatido na última sessão do Parlamento em Belém, mês passado, expressa a preocupação com a perda contínua da biodiversidade na Amazônia. Destaca ainda a importância do intercâmbio de propostas legislativas entre os países amazônicos para melhorar os esforços de conservação.
De acordo com o presidente, senador Nelsinho Trad, o Parlamento Amazônico possibilita uma visão abrangente e conjunta das propostas e soluções concretas para os problemas enfrentados na Amazônia. “Não adianta combater a mineração ilegal no Equador e fechar os olhos para a realidade do Peru e do Brasil. As soluções precisam ser integradas, uma vez que esse território abrange oito países e tem impacto global. Pretendemos levar essas diversas contribuições para o debate desta semana, promovendo uma visão propositiva, inovadora e voltada para a construção de caminhos rumo a um futuro sustentável para a região.”
A programação completa do seminário “Desenvolvimento Sustentável na Amazônia” está disponível em:
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)