24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Ar abafado e chuva com chance de temporais estão na previsão desta terça-feira

Publicado em 13/12/2022 Editoria: Tempo sem comentários Comente! Imprimir


Ar abafado e chuva com chance de temporais estão na previsão desta terça-feira

A semana deve manter as condições de tempo instável. Para esta terça-feira (13) a meteorologia indica chuvas de intensidade fraca a moderada. Pontualmente, podem ocorrer pancadas de chuva mais fortes e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente, nos municípios das regiões sul, leste e nordeste. 

Conforme previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/Semagro) o avanço de uma frente fria oceânica, aliado ao transporte de calor e umidade vindo da Amazônia e atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai contribui para essas instabilidades. As nuvens de chuva também se intensificam devido a circulação dos ventos em altos níveis da atmosfera, a Alta da Bolívia. 

As temperaturas estarão elevadas, e a sensação de abafamento será intensificada pelos ventos do quadrante norte. As regiões pantaneira e sudoeste, podem registrar as maiores temperaturas, podendo atingir até 35°C. Na parte norte e região do bolsão, até 33°C, e no sul e leste em torno de 30°C. Na Capital, as temperaturas podem variar entre 23/24°C e máxima de até 30°C. 

Os ventos atuam do quadrante norte com rajadas de vento entre 40-60 km/h e pontualmente podem atingir valores acima de 70 km/h em grande parte do Estado. A condição de ventos de norte, trazem um ar mais quente e úmido para Mato Grosso do Sul. 

Chuva nos próximos dias

Uma tendência do Cemtec com base no modelo GFS, indica que no período de 12 a 28 de dezembro os acumulados de chuvas podem ser superiores a 60 mm no Estado. Os maiores acumulados são previstos para as regiões central, sul e noroeste que podem registrar valores acima de 100 mm. O Cemtec reforça a necessidade de acompanhar as previsões semanais. 

Mireli Obando, Subcom

Foto: Chico Ribeiro

 

Fonte: www.ms.gov.com.br

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário