O empresário Eduardo Riedel (PSDB), 53, foi eleito governador de Mato Grosso do Sul neste domingo (30), segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O tucano derrotou o deputado estadual Capitão Contar (PRTB), que havia chegado ao fim do primeiro turno na liderança da disputa, depois de contar com um "empurrãozinho" do presidente Jair Bolsonaro (PL) num debate da TV Globo.
Com 100% das urnas apuradas, Riedel obteve 808.210 votos, o que corresponde a 56,90% dos votos válidos, enquanto Contar conseguiu 612.113, equivalente a 43,10%, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Foram computados ao todo 1.547.610 votos, com 39.059 brancos (2,52%) e 88.228 nulos (5,70%). O índice de abstenção no estado foi de 22,37%.
Riedel pela primeira vez concorreu a um cargo eletivo e teve uma disputa muito acirrada no segundo turno contra Contar, revertendo a desvantagem em relação ao turno inicial, em que terminou na segunda posição.
Ele foi secretário de Governo e de Infraestrutura do atual governador, ReinaldoAzambuja (PSDB), que conseguiu eleger o sucessor, escolhido apesar de ser considerado um ilustre desconhecido para a maioria da população.
No PSDB há 19 anos, Riedel é um empresário que faz parte do agronegócio, setor que deu a ele muitos apoios na campanha eleitoral. Chegou à vice-presidência da CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil) e presidiu a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).
Foto: Arquivo
Fonte:www1.folha.uol.com.br
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)