24 Horas No Ar
Cotação
RSS

“Dia D” de vacinação acontece em 17 pontos da Capital

Publicado em 29/04/2022 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


“Dia D” de vacinação acontece em 17 pontos da Capital

 

 

Acontece amanhã (30), com 17 pontos de imunização, o “Dia D” de vacinação contra a gripe e o sarampo em Campo Grande. Os postos de saúde estarão abertos das 7h30 às 17h, initerruptamente e irá atender ao público alvo das campanhas em vigor. 

Crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, além de trabalhadores da área da saúde poderão se imunizar tanto contra a gripe como contra o sarampo, uma vez que são públicos alvos das duas campanhas. 

Idosos, gestantes e puérperas que deram à luz há até 45 dias devem buscar a vacina contra Influenza em um dos 17 pontos de imunização que estarão funcionando. A vacinação seguirá até o dia 03 de junho, para os públicos das duas etapas da campanha. 

A partir da próxima terça-feira (03), fica liberado o início da imunização dos públicos que fazem parte da segunda etapa. “Nós antecipamos parte destes grupos, devido à baixa procura por idosos e trabalhadores da saúde, mas devemos seguir a abertura dos demais de forma escalonada”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

Esta será a estratégia adotada devido ao estoque do doses da vacina que o município tem. No total, o público alvo se aproxima de 300 mil pessoas, contudo as doses são distribuídas semanalmente, em lotes, não sendo possível realizar a imunização de todos ao mesmo tempo. 

Fazem parte destes da segunda etapa a População indígena, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades e as que tenham deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, Forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. 

Epidemia de Influenza 

Entre os meses de dezembro de 2021 e janeiro deste ano, Campo Grande viveu um surto atípico de Influenza, uma vez que os casos são normalmente registrados entre maio e julho, período de temperaturas mais amenas. A epidemia foi provocada por uma nova variante do vírus H3N2, que chegou ao país naquela época. 

Em decorrência destes casos, a Capital registrou 29 óbitos por Influenza somente em 2022, número que se iguala a todo o ano de 2019, período pré-pandêmico, e que houve um número de óbitos superior que os dois últimos anos.  

“A vacina que será aplicada agora na população já está atualizada e protege contra esta cepa, por isso é importante que todos busquem pela vacinação no momento oportuno. Já tem sido tempos difíceis devido à Covid-19, não queremos mais perdas por outra doença que é evitável através da vacina”, comenta o secretário. 

Locais de vacinação 

Prosa 

Segredo 

Lagoa 

Imbirussu 

Anhanduizinho  

Bandeira 

Fonte: PMCG

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário