A partir desta quinta-feira (24), as crianças de seis anos ou mais que não tenham nenhuma comorbidade também poderão se vacinar nos drives, como os públicos adultos e adolescentes. Além da primeira dose neste público, a vacinação em Campo Grande avança com aplicação de todas as doses em mais de 40 pontos de imunização.
“Inicialmente não poderíamos vacinar crianças no drive, porque a única dose disponível para o público de 5 a 11 era a Pfizer pediátrica que, por recomendação do Ministério da Saúde, deve ficar cerca de 20 minutos em observação. Contudo, com a Coronavac, não há essa necessidade”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.
Os imunizantes também estarão disponíveis nos demais pontos de vacinação para todos os públicos de acordo com o calendário da Sesau. A primeira dose está disponível para toda a população a partir dos cinco anos de idade.
A quarta dose está disponível para quem recebeu a terceira até o dia 24 de outubro, desde que seja integrante de um dos três públicos elencados no calendário: Trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais ou pessoas com alto grau de imunocomprometimento com 18 anos ou mais, este último público necessita da apresentação de laudo médico.
O atestado médico também é necessário para aplicação da terceira dose em quem tem 18 anos e imunocomprometimento que tomou a segunda dose há 28 dias, ou tem a mesma condição de saúde, mas possui 12 anos ou mais e finalizou a primeira etapa do ciclo até o dia 25 de outubro.
A terceira dose também pode ser aplicada em quem tem 18 anos ou mais e recebeu a segunda dose até o dia 25 de outubro ou que tenha recebido a primeira dose do imunizante Janssen até a mesma data.
Quem tomou a vacina Astrazeneca-Oxford-Fiocruz até o dia 24 de dezembro deverá procurar um dos pontos de imunização, assim como quem foi vacinado com Coronavac-Sinovac-Butantan até dia 27 de janeiro ou Comirnaty-Pfizer até 29 do mesmo mês, para receber a segunda dose.
Vá de Uber
A Prefeitura de Campo Grande e a Uber fecharam parceria de R$ 100 mil em descontos para viagens na Capital. Os códigos promocionais serão distribuídos com objetivo exclusivo de facilitar o deslocamento até os postos de vacinação contra Covid-19.
Os códigos promocionais garantirão viagens gratuitas de ida e volta aos locais de vacinação, no valor máximo de R$ 25. O código precisa ser adicionado no aplicativo da Uber antes das viagens.
Veja como ativar o código de desconto:
Onde se vacinar?
Vacinação infantil
Prosa
Anhanduizinho
Bandeira
Imbirussu
Segredo
Lagoa
Vacinação de adultos e adolescentes
Prosa
Anhanduizinho
Bandeira
Imbirussu
Segredo
Lagoa
Fonte: PMCG
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)