Nesta terça-feira (18) a Prefeitura Municipal de Campo Grande amplia a vacinação de crianças e todas que têm 10 anos completos ou mais poderão tomar a primeira dose do imunizante. Aquelas que tem entre 5 e 9 anos e possuem comorbidades ou deficiências permanentes, ou que sejam quilombolas também estão aptas para tomarem a vacina.
A dose pediátrica da vacina contra Covid-19 está disponível nas unidades referenciadas desde o último sábado (15), e 1.385 doses foram aplicadas desde então. “Temos percebido uma baixa procura, pela vacina. É muito importante que os pais não deixem pra levar as crianças depois para vacinar, enquanto mais cedo melhor”, reforça o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.
Além das crianças, adultos e adolescentes a partir dos 12 anos de idade também podem receber a primeira dose da vacina, caso ainda não tenha iniciado o esquema vacinal. Estes imunizantes estão disponíveis em mais de 40 locais.
Quem tomou a vacina Astrazeneca-Oxford-Fiocruz até o dia 19 de novembro deverá procurar um dos pontos de imunização, assim como quem foi vacinado com Coronavac-Sinovac-Butantan até dia 28 de dezembro ou Comirnaty-Pfizer até 29 do mesmo mês.
A terceira dose também está disponível para toda a população com 18 anos ou mais e que tomou as duas doses da vacina até o dia 18 de setembro ou que tenha tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias e tenha algum imunocomprometimento grave.
O reforço está disponível para quem foi vacinado com a dose da Janssen até o dia 19 de setembro. Quanto ao público com doenças imunossupressoras, se a terceira dose foi aplicada até o dia 18 de setembro, um segundo reforço, a quarta dose, também está disponível.
No caso das crianças com comorbidades é necessário apresentação de laudo médico que comprove as seguintes condições:
Para a vacinação de crianças, há unidades referenciadas, uma vez que é necessário que este público aguarde cerca de 20 minutos para observar se há a presença de alguma reação.
Vá de Uber
A Prefeitura de Campo Grande e a Uber fecharam parceria de R$ 100 mil em descontos para viagens na Capital. Os códigos promocionais serão distribuídos com objetivo exclusivo de facilitar o deslocamento até os postos de vacinação contra Covid-19.
Os códigos promocionais garantirão viagens gratuitas de ida e volta aos locais de vacinação, no valor máximo de R$ 25. O código precisa ser adicionado no aplicativo da Uber antes das viagens.
Veja como ativar o código de desconto:
Onde se vacinar?
Vacinação infantil
Prosa
Anhanduizinho
Bandeira
Imbirussu
Segredo
Lagoa
Vacinação de adultos e adolescentes
Lagoa
Segredo
Anhanduizinho
Bandeira
Prosa
Imbirussu
Fonte: PMCG
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)