24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Como representante do Parlamento do Mercosul, senador Nelsinho Trad vai acompanhar eleições na Argentina

Publicado em 12/11/2021 Editoria: Brasil sem comentários Comente! Imprimir


Como representante do Parlamento do Mercosul, senador Nelsinho Trad vai acompanhar eleições na Argentina

 

Em reuniões no Senado e chancelaria no país vizinho, parlamentar sul-mato-grossense cumpre agenda em Buenos Aires e divulga, ainda, Rota Bioceânica

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS), junto do Deputado uruguaio Daniel Peña, representará o Parlamento do Mercosul (Parlasul), no acompanhamento das eleições legislativas no país, que ocorrerão neste domingo, dia 14 de novembro. Convidado pelas autoridades eleitorais argentinas, a partir de um programa de visitantes internacionais, o parlamentar integra a delegação do Observatório da Democracia do Parlasul (ODPM) nessa importante eleição que poderá trazer consequências à economia local.

A Argentina, segundo o ODPM, não recebe missões de observação eleitoral, mas valoriza muito a cooperação internacional com órgãos eleitorais, autoridades, especialistas e organismos internacionais. “Essa experiência nos  permitirá conhecer e avaliar o contexto e a organização eleitoral da Argentina, ter contato direto com autoridades eleitorais, partidos políticos e candidatos", explicou o senador Nelsinho Trad, que integra o ODPM como representante do Brasil no Parlasul. 

Argentinos e argentinas foram convocados para renovar metade da Câmara dos Deputados e um terço do Senado nestas eleições. Serão eleitos 127 deputados e 24 senadores em oito províncias: Catamarca, Chubut, Córdoba, Corrientes, La Pampa, Mendoza, Santa Fé e Tucumán.

Atualmente, o ODPM atua acompanhando e observando processos eleitorais na região. Sendo reconhecido por diversos tribunais e órgãos eleitorais, promovendo, por meio da cooperação internacional, as boas práticas de observação eleitoral.

Preparativos para a missão
O senador esteve com o embaixador Reinaldo José de Almeida Salgado na Embaixada do Brasil na Argentina, para entender mais sobre as regras eleitorais da Argentina. Em seguida, o parlamentar sul-mato-grossense e representante do Brasil no Parlamento do Mercosul se encontrou com o vice-presidente da delegação argentina do Parlasul, além de presidente do ODPM, Oscar Laborde.

No Palácio San Martín, sede da chancelaria argentina, eles falaram sobre o trabalho do Observatório com o Secretário de Relações Internacionais e Integração do Parlasul, Marcelo Brignoni, e com o chefe da Unidade de Enlace da Representação Argentina no Parlasul, Ministro Horácio Fernandez Palácio.

Nas redes sociais, o senador Nelsinho Trad escreveu sobre a reunião e agradeceu a Oscar Laborde: "levo, desse encontro, mais conhecimento e uma publicação recém-lançada pelo ODPM, &39;Sistemas Electorales en América Latina y Caribe&39;. Obrigado, Oscar Laborde", postou.

A agenda seguiu pelo Senado argentino. Na ocasião, o senador Nelsinho Trad foi recebido pelo ex-presidente da Argentina, atual senador e presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado do país, Adolfo Rodrígues de Saá, acompanhado da senadora Eugenia Duré, da subdiretora-geral de Diplomacia Parlamentaria, Soledad Magno e da diretora de Organismos Parlamentarios Internacionais, Natalia Tini.

Na ocasião, eles trataram de assuntos de interesse comum entre Brasil e Argentina. Entre eles, o Corredor Bioceânico, iniciativa que visa interligar os litorais do Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico no Cone Sul da América do Sul. 

Ainda voltado aos temas infraestrutura e integração regional do Mercosul, o senador Nelsinho Trad foi recebido pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da República Argentina, embaixador Pablo Anselmo Tettamanti. "Esta missão na Argentina vai de encontro ao grande propósito do Poder Legislativo de sinergia. Contribuímos com as iniciativas de articulação entre países e, assim, consolidamos uma cultura da integração", explicou o senador Nelsinho Trad.

Tags: , , , , , , , 

 

 

 

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário