24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Ações da Funsat e SAS atendem pessoas em situação de vulnerabilidade e orientam população

Publicado em 28/10/2021 Editoria: Campo Grande - MS sem comentários Comente! Imprimir


Ações da Funsat e SAS atendem pessoas em situação de vulnerabilidade e orientam população

 

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), realizou na manhã desta quarta-feira (27) diversas ações voltadas para migrantes, imigrantes, acolhidos e pessoas em situação de rua. Desde o início da Campanha Não dê Esmolas dê Dignidade. Não dê Esmolas dê Oportunidade, mais de 90 pessoas foram encaminhadas para o mercado de trabalho. A Funsat já realizou atendimento no Cedemi, UAIFA I, Pastoral do Migrante e Casa de Passagem Resgate.

Dando continuidade à Campanha, a Funsat realizou atendimento aos acolhidos da Casa de Passagem Resgate, durante a ação 10 pessoas foram atendidas e 16 cartas de encaminhamento ao mercado de trabalho foram emitidas. Além da oferta de oportunidades de trabalho, equipes da Superintendência da Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) realizaram uma abordagem informativa e de conscientização da população, no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho. Ao todo foram abordadas 2,5 mil pessoas, e duas pessoas foram encaminhadas para atendimento no Centro POP.

A vice-prefeita Adriane Lopes disse que é preciso encaminhar corretamente as pessoas em situação vulnerável, dar esmolas só contribui para a permanência delas na rua. “Quando ajudamos uma pessoa em situação de vulnerabilidade encaminhando ela para uma oportunidade de emprego, estamos indo muito além da ajuda financeira, estamos devolvendo a dignidade a ela.  Por isso, continuamos com a campanha “Não dê esmola, dê oportunidade. Não dê esmola, dê dignidade” em várias regiões da cidade, para transformar de fato, a realidade das pessoas”. Disse Adriane.

De acordo com o diretor presidente da Funsat Luciano Martins, o poder público está voltado a ajudar essas pessoas que saem do seu Pais ou Estado de origem em busca de uma oportunidade de emprego, Luciano diz ainda que entre as mais de 1.300 oportunidades ofertadas nesta quarta-feira, mais de 460 não exigem experiência. “A prefeitura está oferecendo oportunidade de mudança na vida dessas pessoas, porque o trabalho dignifica”. Conclui.

O lançamento oficial da campanha aconteceu no mês passado e na ocasião as ações durante uma semana. Agora elas irão ocorrer uma vez por semana em pontos estratégicos da Capital. Segundo o secretário municipal de Assistência Social, José Mario Antunes, essas ações são importantes para ressaltar o objetivo da campanha e também contribuir com as buscas ativas. “É importante manter a população informada e divulgar nossos serviços constantemente, por isso a necessidade dessas abordagens pontuais”, disse.

Há quase um mês no abrigo, Ronaldo Sérgio Ferreira de Assunção de 25 anos, disse estar confiante que vai conseguir um trabalho a partir da ajuda da Funsat. Ronaldo veio do Espírito Santo em busca de uma oportunidade. “Eu fui criado em fazenda, por esse motivo não tenho experiência na carteira de trabalho, mas fiquei feliz em saber que tem muitas vagas que não exigem experiência, peguei um encaminhamento para garçom e também vou participar de um curso, tenho fé que agora vai dar certo”. Comenta entusiasmado.

Uma história de luta que certamente irá terminar em conquista, é a do haitiano Daniel Bel. Ele está em Campo Grande há sete meses, veio para estudar mas, por motivos relacionados a pandemia, Daniel ficou na Cidade trabalhando como autônomo. Agora o haitiano está em busca de um emprego formal já que é formado em direito e fala quatro idiomas. “Eu senti um pouco de dificuldade nos primeiros meses aqui na Cidade, principalmente com relação a emprego, as pessoas não valorizem tanto um estrangeiro, mas hoje estou confiante, fui muito bem atendido pela equipe da Funsat, fui encaminhado para uma entrevista para hoje mesmo, e quem sabe, logo poderei trazer minha família”. Conclui.

O objetivo da ação conjunta é divulgar para a população o trabalho realizado pela gestão municipal no sentido de garantir dignidade às pessoas em situação de rua, reforçando a importância de acionar os serviços da rede municipal de Assistência Social. As ajudas, que ocorrem muitas vezes nos semáforos, acabam sustentando este vício e fazendo com que recusem o atendimento que pode transformar a vida desta população.

Abordagens

Durante as abordagens de conscientização, as equipes informam a população sobre o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), divulgando os telefones de contato das equipes que atuam no serviço 24 horas, percorrendo pontos estratégicos de Campo Grande, principalmente a região central, para identificar pessoas em situação de rua. As pessoas que aceitam o acolhimento, são levadas ao Centro POP, onde passam por uma triagem e são encaminhadas para uma das unidades de acolhimento.

As equipes também informam sobre a estrutura das unidades de acolhimento, onde o usuário recebe atendimento psicossocial e tem a oportunidade de realizar cinco refeições diárias. A SAS orienta a população, ao encontrar uma pessoa em situação de rua, a entrar em contato pelos telefones do SEAS que funcionam 24 horas (67) 98404-7529 ou 98471-8149. Se a dúvida for relacionada a emprego, a Funsat atende de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30 na Rua 14 de Julho Vila Glória, ou através do telefone 4042-0585 ramal 5830.

Fonte: PMCG

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário