Em Campo Grande, 68,16% do público alvo da campanha contra influenza está imunizado, número ainda abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde. Ao todo foram aplicadas 170.463 doses neste grupo, que ainda terá a oportunidade de se vacinar neste sábado, assim como todo o restante dos moradores do município.
A vacinação foi aberta para a população em geral no último dia 06 de julho, após a orientação do Ministério, que notou uma baixa cobertura nos grupos alvos da campanha em todo o país. “Essa baixa adesão à vacina da Influenza provavelmente tem ligação com a da Covid-19″, conclui o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.
Segundo o titular da pasta, isso se deve ao fato de ser necessário um intervalo de 15 dias entre as doses dos dois imunizantes e, desta forma há muita gente que ainda prefere aguardar pela vacina contra a infecção pelo novo coronavírus.
Ele ainda ressalta a importância de se tomar os dois imunizantes, uma vez que a vacina da gripe protege contra três diferentes vírus. “Essas doenças podem se agravar muito e, em ambos os casos, o infectado poderá necessitar de um leito de UTI ou evoluir para o óbito”, reforça José Mauro.
Dentre os públicos que mais se imunizaram estão crianças entre seis meses e menores de seis anos de idade, com 87,58% do público vacinado, idosos, que têm cobertura de 86,94%, e trabalhadores da saúde, onde foram vacinadas 82,93% pessoas que estão neste grupo.
Em contrapartida, pessoas com comorbidade (25,65%), gestantes (36,89%), puérperas (41,96%) e trabalhadores da educação (62,35%) estão muito longe de atingir a meta de 95% do público vacinado.
Confira os locais onde haverá vacinação neste sábado:
Das 7h30 às 17h
Prosa
Segredo
Imbirussu
Bandeira
Lagoa
Anhanduizinho
Fonte: PMCG
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)