A campanha de vacinação contra influenza acontecerá somente no período da manhã nesta sexta-feira (16). A estratégia visa evitar conflitos entre os públicos que são alvo da primeira etapa desta campanha e os públicos que buscam pela vacina contra Covid-19.
Com a previsão de chegada de um novo lote do imunobiológico contra o novo coronavírus nesta manhã, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) se antecipou, restringindo a vacinação contra Influenza somente ao período matutino, assim como acontece com todas as outras que já fazem parte da rotina das crianças.
Neste momento, a vacinação é exclusiva para crianças com idade entre seis meses e menos de seis anos completos, e assim as equipes das unidades também atualizam a caderneta de vacinação. “Esse processo pode demorar um pouco mais do que estamos acostumados, já que tem vezes que é preciso aplicar mais de duas ou três vacinas diferentes em cada criança”, explica a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo.
O atendimento acontece em mais de 60 unidades básicas e saúde da família (UBSs e USFs) espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do Município.
Recomendações
Como estarão acontecendo, simultaneamente, duas campanhas de vacinação em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) reforça a necessidade de se manter atento à data de vacinação.
Por não haver estudos que mostrem possíveis reações ou conflitos na imunização quando aplicadas as vacinas contra Covid-19 e Influenza juntas, é necessário aguardar alguns dias entre uma dose e outra.
A recomendação é priorizar a vacina contra Covid-19, contudo, se ainda não chegou a data para vacinação de um determinado público, mas ele já poderá receber o imunobiológico contra Influenza, orienta-se aguardar 15 dias antes da aplicação da outra dose.
O mesmo se dá para quem já tomou a vacina dos laboratórios Sinovac ou AztraZeneca, que deve aguardar o mesmo período, após a aplicação do reforço, para buscar a vacina contra Influenza.
Onde vacinar?
Bandeira
Imbirussu
Lagoa
Centro
Prosa
Anhanduizinho
Segredo
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)