Inimigo é o Vírus
A compreensão, a colaboração, o engajamento e até renúncias temporárias de algumas atividades pessoais são absolutamente necessárias e não podem ser adiadas para que as medidas do poder publico surtam efeito e alcancem o maior resultado, que é controlar a expansão da Covid-19, desafogar a rede hospitalar e melhorar ao máximo os índices de sucesso no enfrentamento da doença.
É assim que o prefeito Marquinhos Trad (PSD) quer os campograndenses: todos mobilizados para cumprir com sua parte no cumprimento dos protocolos de saúde e conscientes da necessidade inevitável de adequar-se às restrições definidas pelo governo estadual e pela prefeitura para evitar que as aglomerações e a circulação de pessoas continuem produzindo pacientes e óbitos. Para isso, basta que a cidade entenda e faça sua parte, só saindo de casa quando for absolutamente necessário e tomando as providências pessoais recomendadas, como o uso de máscaras, lavar as mãos com sabão e álcool gel.
CUIDADO MÁXIMO - O prefeito afirma entender a necessidade e o direito das pessoas que querem trabalhar, acreditando ser possível não correr riscos se algumas medidas restritivas forem afrouxadas, principalmente no que diz respeito às atividades comerciais que estão suspensas ou com o funcionamento limitado. Entretanto, Marquinhos pontua que enquanto um número mais expressivo de pessoas não estiver vacinado, cuidados rigorosos de proteção e prevenção precisam ser mantidos.
A prefeitura vem cumprindo seu papel, salienta Marquinhos Trad, destacando a grande quantidade e a qualidade das medidas e intervenções do poder publico para frear o avanço do vírus. Entre as ações uma das mais recentes foi estruturar o centro de vacinação instalado no Ginásio Guanandizão, para que sua capacidade de vacinar as pessoas alcance até 2,5 mil doses por dia. No local poderão ser imunizados todos que fazem parte do público preconizado pelo Ministério da Saúde.
VACINÔMETRO- Para que todos saibam o que está sendo feito e acompanhem o andamento da campanha de imunização, a prefeitura disponibilizou um “vacinômetro”, por meio do qual é possível conferir em tempo real o número de pessoas vacinadas. A ferramenta está hospedada no site www.campogrande.ms.gov.br/sesau/vacinacg, que também dá outras informações, como calendário, locais e horários de vacinação.
CONTROLE - As barreiras sanitárias instaladas em quatro pontos estratégicos dos principais acessos ao Município funciona com alto grau de eficiência. Entre 22 e 23 de março foi registrada a chegada de 4.831 veículos e 9.177 pessoas de fora de Campo Grande. Durante as abordagens, as equipes das barreiras identificaram nove casos de pessoas com sintomas leves (febre baixa, dor de cabeça e coriza), orientando-as a procurar imediatamente o serviço de saúde. As barreiras entraram em operação no dia 11 deste mês.
Desde segunda-feira, 22, Campo Grande passou a conviver com medidas mais restritivas, estabelecidas no Decreto nº 14.683, de 19 de março, para reduzir a circulação de pessoas. "É imperioso e urgentíssimo fazer de tudo para conter o avanço da Covid-19 e, consequentemente, reduzir o número de internações e óbitos provocados pela doença, que já compromete a capacidade hospitalar", enfatiza o prefeito.
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)