BRASÍLIA — O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quarta-feira (13) que o governo irá enviar um avião à Índia para buscar 2 milhões de doses prontas da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica britânica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford (Reino Unido), que serão entregues pelo Instituto Serum, uma das fabricantes do imunizante.
Faça o teste:Qual é o seu lugar na fila da vacina?
Pazuello garantiu que a vacinação no país começa em janeiro. No país, o imunizante será produzido pela Fiocruz.
— Vamos vacinar em janeiro — afirmou Pazuello. — Hoje (quarta-feira, 13)decola o avião para ir buscar 2 milhões de doses na Índia. É o tempo de viajar, apanhar e trazer. Já está com o documento de exportação pronto.
Em nota, a companhia aérea Azul, responsável pelo transporte internacional das vacinas indianas, esclareceu que na verdade o avião decola quinta-feira (14), 23h, de Recife. Serão 15h de voo sem escalas até Mumbai, na Índia, onde a aeronave receberá 15 toneladas de carga. O avião da Azul, dotado de contêineresrefrigerados para manter a temperatura ideal de preservação do medicamento (entre 2°C e 8°C), deve pousar sábado (16), às 15h, no Galeão, de onde as doses seguirão diretamente para a Fiocruz. As caixas serão etiquetadas e prontas para distribuição do Ministério da Saúde.
Pazuello voltou a reafirmar que Brasil está preparado para iniciar a vacinação contra a Covid-19 assim que houver o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O ministro da Saúde disse inicialmente que Manaus será a primeira cidade a receber a vacina, no entanto, logo depois afirmou que todos os estados receberão as doses ao mesmo tempo, inclusive o Amazonas.
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)