Com o aumento expressivo de casos de coronavírus, causador da covid-19, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) emitiu pela segunda vez um alerta pedindo que a população fique em casa após as 21 horas.
A preocupação vem, principalmente, com a proximidade das festas de fim de ano, a antecipação dos salários e 13º dos funcionários públicos, além das queimas de estoques no comércio, que acabam levando um maior número de pessoas para as ruas.
No alerta, o titular da pasta, Geraldo Resende, ressalta que a semana epidemiológica que começou no dia 15 de novembro apresentou um aumento expressivo nos casos de covid-19, em Campo grande e isso continuou ao longo dessa semana.
“Houve também um aumento expressivo nos casos de isolamento domiciliar, ou seja, pessoas suspeitas e/ou confirmadas que precisam estar isoladas de outras pessoas, bem como, o dobro do número de internações no Estado de Mato Grosso do Sul. Já estamos com superlotações nos hospitais da Capital.”, diz a nota.
Geraldo lembra também que nessa fase a maioria dos novos casos estão concentrados nas pessoas que tem entre 20 e 39 anos, por terem uma vida social mais ativa, com isso se contaminam e acabam levando o vírus para a casa.
“Portanto, cabe-nos ressaltar a imperiosa necessidade do uso de máscara, medidas de higiene, evitar aglomerações, saídas de casas e contatos desnecessárias e permanecer em casa, no período das 21h às 5h, sem mobilidade urbana.”, continua a nota.
Para os comerciantes, o secretario pede que aumentem as regras de biossegurança e exijam que as pessoas usem máscaras e façam a higienização das mãos com álcool, além de manterem o distanciamento e não permitir as aglomerações em frente as lojas.
Boletim – Conforme o boletim epidemiológico da covid-19 de hoje, foram registrados traz 528 novos casos e seis mortes pela doença em Mato Grosso do Sul, nas últimas 24 horas. Com isso, o Estado chega a 95.721 casos confirmados e 1.754 óbitos desde o início da pandemia.
Além disso, no Estado, são 8.576 pessoas em isolamento domiciliar e 406 pessoas estão internadas, sendo que deste total 236 estão em leitos clínicos (128 na rede pública e 108 na rede privada), além disso 170 estão em leitos de UTI (sendo 99 na rede pública e 71 na rede privada). Além disso, 84.985 pessoas estão recuperadas.
Em Campo Grande foram confirmados 245 novos casos e três óbitos por covid-19. Ontem a Capital voltou para a bandeira vermelha.
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)