O Plano de Governo do prefeito Marquinhos Trad tem projetos específicos para o Distrito de Anhanduí. As iniciativas de incentivo e fomento à economia e geração de renda, além do investimento na melhoria da infraestrutura da região, estão entre as 55 metas para a próxima gestão.
Marquinhos vai construir um centro de comercialização de produtos alimentícios e artesanato e criar valor agregado à produção local, com a instituição de uma marca e apoio na estratégia publicitária para divulgação dos produtos a serem comercializados. “Vamos ampliar o apoio à geração de emprego e renda, com a criação de um programa local e atrair novas empresas e indústrias para a região. Também vamos investir na formação técnica direcionada ao público jovem. Hoje, Anhanduí tem um subprefeito, que acompanha de perto as necessidades da população. Isso foi de extrema importância para o desenvolvimento de projetos que vão mudar a vida no Distrito”, explicou.
A infraestrutura receberá melhorias com início da pavimentação asfáltica e substituição de pontes de madeira por concreto. O distrito também ganhará uma área pública de esporte e lazer. A subprefeitura terá um novo espaço, com disponibilização de serviços da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) e implementação de um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Dr. Bento Assis Machado será ampliada, proporcionando atendimento de qualidade a milhares de pessoas que moram em Anhanduí e assentamentos próximos.
O turismo da região será potencializado com a criação e divulgação da rota turística local e instalação de sinalização de orientação com mensagens que vão contribuir para a difusão do conhecimento dos atrativos e o desenvolvimento da atividade turística. Atrações como a festa de aniversário do distrito e a festa da pimenta serão valorizadas e incluídas como comemorações oficiais no calendário cultural.
Nos últimos quatro anos, a Prefeitura investiu em diversas áreas, proporcionando melhorias para a população da região. Uma das primeiras medidas foi a criação da Subprefeitura de Anhanduí. Ela instituiu um elo com a administração pública, visando o atendimento das demandas e reivindicações da população.
Com a instalação da subprefeitura e o escritório da Sedesc, os produtores da região passaram a realizar feira livre duas vezes na semana (quarta e sexta), com 25 barracas, próximo ao pelotão da Polícia Militar.
A gestão intensificou o patrolamento das vias urbanas e rurais da região. Também foram realizadas a reforma de 12 pontes de madeira e 11 de concreto, além de melhoria das estradas vicinais para escoamento da produção.
A Prefeitura também investiu na melhoria na rede de comunicação dos equipamentos públicos, o que garantiu mais agilidade no atendimento da população local; instalou academia ao ar livre na UBSF Bento de Assis Machado, trocou de lâmpadas nos postes centrais, com substituição por Led e viabilizou sinal de telefonia 4G.
Em 2018, o distrito ganhou uma Escola Pública de Futebol, incentivando a prática esportiva e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de centenas de jovens. No ano seguinte, foi inaugurada a primeira Escola de Educação Infantil (EMEI) do distrito, que recebeu o nome de “Professor Alberto Guilherme Batistoti”. Ela atende 120 crianças.
Houve investimento na melhoria da segurança pública da população. Até o ano de 2016, pesquisa da IPEMS mostrava que 88% dos moradores consideravam a falta de segurança o fator mais grave e afirmavam ter medo de morar no distrito. Hoje, 90% diz que se sente segura com a presença da Guarda Civil Metropolitana, que atua com 12 servidores. O distrito recebeu uma viatura e a guarda passou a atuar em rondas preventivas, em parceria com as polícias civil e militar.
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)