Prefeitura entrega revitalização da sétima unidade de saúde e prevê melhorias em outras três ainda este ano

Publicado em 12/11/2021 Editoria: Saúde

Prefeitura entrega revitalização da sétima unidade de saúde e prevê melhorias em outras três ainda este ano

 

A Prefeitura de Campo Grande entregou nesta sexta-feira (12) a revitalização da unidade de saúde da família (USF) Syrzil Wilson Maksoud – Sírio Libanês. É a sétima unidade a receber melhorias só este ano, e a previsão é de que outras três sejam revitalizadas até dezembro pelas equipes da Divisão de Manutenção Predial da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Durante a solenidade de entrega da revitalização, o prefeito Marquinhos Trad destacou a importância de dar condições e oferecer uma estrutura adequada para os servidores possam trabalhar e os pacientes encontrem um ambiente mais acolhedor.

“Cuidar das pessoas é o nosso maior compromisso. Vamos continuar trabalhando para que Campo Grande continue sendo referência e exemplo nacional na área da saúde e que as pessoas tenham um atendimento de qualidade”, disse o prefeito.

A unidade ganhou nova pintura na parte externa e interna, revisão  na rede elétrica e hidráulica,  telhado, calhas, portas, janelas e lâmpadas, substituição de revestimento da parede das salas de odontologia e farmácia, colocação de insufilme na sala de vacina e de procedimentos e lixeiras padronizadas.

Além da USF Sírio Libanês, outras seis unidades de saúde foram revitalizadas somente este ano pelas equipes da Sesau: USF Paradiso, USF Vila Fernanda, USF Paulo Coelho Machado, USF Vila Carvalho, UBS Buriti e CEO Nova Bahia

A expectativa é de que, até o fim do ano, mais três unidades recebam melhorias: USF Serradinho, UBS Estrela do Sul, USF José Tavares.

“A atenção básica é a porta de entrada do SUS. Por isso nós precisamos investir na adequação e melhoria destas unidades, dando melhores condições para os servidores e para a população”, destaca o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

Desde 2017, nove novas unidades de saúde foram inauguradas em Campo Grande nos bairros: Sírio Libanês, Vila Cox, Oliveira, Azaléia, Dom Antônio Barbosa, Zé Pereira, Cristo Redentor, Arnaldo Estevão Figueiredo e Aero Rancho, além de três Clínicas da Família nos bairros Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho. Outras 30 unidades foram ampliadas e reformadas.

Atualmente, o Município conta com 72 unidades básicas e de saúde da família e a oitava maior cobertura de saúde da família entre as capitais.

Homenagem

Em 2019, a USF Sírio Libanês recebeu o nome do médico Syrzil Wilson Maksoud falecido em 2017, aos 94 anos, através de projeto de lei apresentado pelo vereador William Maksoud e aprovado por unanimidade pela Casa de Leis.

Familiares e amigos do profissional estiveram presentes na solenidade de entrega da revitalização da unidade e rememoraram com carinho os feitos e sua importância para a sociedade sul-mato-grosssense.

A trajetória do médico começou em 1935, quando sua família decidiu trocar a fazenda em Aquidauana por uma residência em Campo Grande para Syrzil, na época com 11 anos, e seu irmão poderem cursar “o ginásio”.

Em 1951, ele se formou na Faculdade Nacional do Rio de Janeiro da Praia Vermelha, com especialização em radiologia.

Já em 1977, na época da divisão de Mato Grosso, o Conselho Federal de Medicina determinou a criação do Conselho Regional de Mato Grosso do Sul, data em que Syrzil foi empossado o primeiro presidente do CRM-MS e ganhou o registro 01, como profissional do Estado.

Atendimentos

Atualmente, a USF Sírio Libanês conta com duas equipes de Saúde da Família responsável pelo atendimento de aproximadamente 8 mil pessoas dos bairros Sirio Libanês, Manoel Taveira, Jardim Itapuã,  Santo amaro e Jardim Beija Flor.

Na unidade  são oferecidos os serviços de pré-natal, puericultura, consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, vacinação, visita domiciliar, exames preventivos, teste do pezinho, curativos, administração de medicamentos, agendamento de consultas de exames, controle de glicemia, grupo de controle de hipertensão, passagem ou troca de sondas, além dos programas do Ministério da Saúde voltados para atendimentos de crianças, adolescentes, idosos, mulheres, gestantes e outros.

Fonte: PMCG

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)