24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Campo Grande saiu da última posição para a 6ª maior cobertura de saúde da família entre as capitais

Publicado em 10/06/2022 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Campo Grande saiu da última posição para a 6ª maior cobertura de saúde da família entre as capitais

 

 

Com investimentos e expansão da estrutura física e na composição de equipes de saúde da família, Campo Grande saiu da 27ª para a 6ª posição no ranking de cobertura da Atenção Primária entre as capitais. O resultado foi obtido nos últimos cinco anos.

Conforme dados extraídos do sistema e-Gestor Atenção Básica, desenvolvido pela Coordenação Geral de Informação da Atenção Primária  do Ministério da Saúde, a capital Sul-Mato-Grossense aparece atrás apenas das cidades de Teresina (PI) -95%, Palmas (TO)- 88%, Vitória (ES) – 71%, Macapá (AP) – 65%.

Com os atuais 63,55% de cobertura, Campo Grande está a frente de outras 21 capitais, incluindo grandes centros que historicamente possuem boa avaliação em saúde pública, como Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Em janeiro de 2017, a cobertura de atenção básica no município de Campo de Grande era de 33,27%, conforme relatório do e-Gestor disponível para consulta no site: (https://egestorab.saude.gov.br/paginas/acessoPublico/relatorios/relHistoricoCoberturaAB.xhtml).

À época, a Capital contava com 86 equipes de saúde da família saltando para 152 em maio de 2020 e finalizando o ano de 2021 com 177 equipes perfazendo 63,24% de cobertura.

Em maio de 2020, O Município saltou para 75,37% de cobertura de atenção básica, chegando a ter em agosto do mesmo ano 79,97 % de cobertura.Desta forma, Campo Grande saiu da última (27ª) para a sexta posição no ranking de cobertura de estratégia de saúde da família entre as capitais.

Esse avanço é resultado da implantação de novas equipes de saúde da família por meio da criação dos programas de residência multiprofissional em saúde da família e residência de medicina família e comunidade, considerados um dos maiores do país e o maior do Centro-Oeste, o que conferiu a Campo Grande reconhecimento nacional.

Inclusive, o programa de formação executado por Campo Grande chamou a atenção do ministro da Saúde Marcelo Queiroga que veio até a Capital em agosto do ano passado conhecer o trabalho que deverá ser levado para outros municípios do país e constituído como política de saúde pública no âmbito do Ministério da Saúde.

“Isso resulta em médico nas unidades, profissionais competentes de todas as áreas atendendo à população, independente de idade ou especialidade”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.

O profissional especialista em saúde da família é capacitado para atender desde o bebê recém-nascido até o idoso, seja homem ou mulher, gestante ou já em idade mais avançada, avaliando adequadamente a necessidade de cada paciente e realizando o tratamento adequado, quando estiver na alçada da atenção primária.

Nos últimos dois anos, o Município também convocou mais de 1.400 profissionais de saúde de diverentes áreas aprovados em concurso público realizado em 2019. O maior da história.

Atualmente, Campo Grande possui 177 Equipes de Saúde da Família (ESF) e aguarda o credenciamento de 4 equipes já implantadas. Conta ainda com 43 equipes do antigo modelo de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS); 01 equipe de ‘Consultório na Rua”, 16 equipes de Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e 06 equipes de saúde para atendimento às pessoas privadas de liberdade (EAPP) sendo que a 7ª equipe já se encontra-se em processo de implantação. Entretanto, em consonância às novas diretrizes do modelo de financiamento da APS, para este cálculo são consideradas apenas 177 ESF.

Nos últimos cinco anos, o Município vem investindo na ampliação das equipes e na qualificação de suas equipes, para tanto solicitou em outubro de 2021 o credenciamento de 20 novas equipes de saúde da família e 86 equipes de atenção primária, as quais até o momento não foram homologadas pelo ministério da saúde, ou seja, o município financia sozinho cerca 47 equipes de atenção primária, ofertando acesso e assistência em saúde aos seus munícipes.

Ampliação da Rede

A Capital conta hoje com 72 unidades de saúde espalhadas pelas sete regiões da cidade, com previsão de ampliação ainda neste ano. A USF Santa Emília está em fase de finalização das obras, e deve ser entregue  ainda no primeiro semestre deste ano, atendendo a 15 mil pessoas com três equipes.

Outra unidade, a USF Jardim Presidente,  também será inaugurada ainda este ano.  A unidade deve contar após da inauguração com três equipes, cobrindo uma área onde moram 12 mil pessoas.

Desde 2017, nove novas unidades de saúde foram inauguradas em Campo Grande nos bairros: Sírio Libanês, Vila Cox, Oliveira, Azaléia, Dom Antônio Barbosa, Zé Pereira, Cristo Redentor, Arnaldo Estevão Figueiredo e Aero Rancho Granja, entregue em 2021, além de três Clínicas da Família nos bairros Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho. Outras 30 unidades foram ampliadas e reformadas.

Fonte: PMCG

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário