24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Campo Grande é exemplo para o Brasil, diz ministro da Saúde

Publicado em 01/04/2022 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Campo Grande é exemplo para o Brasil, diz ministro da Saúde

 

Os bons resultados na gestão da saúde frente a pandemia da Covid-19 e a ampla cobertura vacinal possíveis graças ao fortalecimento da Atenção Primária foram determinantes para que Campo Grande fosse reconhecida como referência nacional na avaliação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

“Campo Grande tem tido sucesso não só no enfrentamento da Covid-19, mas nas ações de saúde pública de uma maneira geral, sobretudo pelo forte investimento na Atenção Primária. Neste sentido, o Ministério da Saúde, através  de parcerias com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desenvolveu projetos para ampliar a cobertura da Atenção Primária no município. E essa ação, sem dúvida, foi fundamental para que a campanha de vacinação contra a Covid-19 fosse muito exitosa. Temos uma ampla cobertura vacinal de todos os públicos, o que faz da cidade de Campo Grande um exemplo para o Brasil”, declarou o ministro em mensagem divulgada durante evento de apresentação das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Na mensagem, o ministro também faz menção ao trabalho desenvolvido pela médica Rosana Leite, secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19. No início da pandemia, Rosana esteve à frente do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), referência no tratamento da doença.

Para o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, o reconhecimento é resultado do planejamento e das medidas assertivas adotadas pelo Município.

“É uma honra sermos citados como exemplo nacional pela maior autoridade em saúde pública do País no momento, que é o ministro da Saúde. É a visão de alguém que conhece a realidade de uma forma macro. E ter esse reconhecimento para nós é motivo de muito orgulho. Sabemos que é necessário avançarmos em diversas frentes, mas podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que houve muitas melhorias e estamos consolidando importantes legados que irão se perpetuar e impactar de maneira positiva na assistência prestada à população”, diz.

Os avanços conquistados na Atenção Primária fizeram com que Campo Grande ampliasse a cobertura de atenção básica de 33% para 75%, saindo da última para a oitava posição entre as capitais, o que foi possível graças a implementação do Laboratório de Inovação na Atenção Primária a Saúde (INOVAAPS). O projeto teve início de forma pioneira na Capital em 2019, através da parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde. O termo de cooperação técnica foi renovado até 2024.

Por meio do INOVAAPS, foi possível instituir as maiores residências médica e multiprofissional em Saúde da Família do País. Os processos atraíram mais de 800 profissionais de diversos estados do país.

O secretário destaca que com estes profissionais incluídos na atenção primária a prestação de serviços na área é fortalecida, sendo um dos maiores legados da gestão.

“Estes profissionais serão o futuro da atenção básica do nosso Município. Eles serão peças importantes  na melhoria das ações promoção da saúde, como prevenção de agravos, cura e reabilitação dos indivíduos, cuidado em torno das necessidades individuais considerando os contextos de cada paciente, de familiares e da comunidade. Eles são formados para ter um entendimento mais amplo em relação às necessidades básicas dos pacientes”, complementa.

Antes do INOVAAPS, o Município contava com 147 equipes de saúde da família (ESF) e 143 de saúde bucal (SB). Com a implementação do laboratório, foram criadas 32 novas equipes, sendo 19 de saúde da família (ESF) e 13 de saúde bucal (SB). Com isso, a Capital passou a contar com 166 equipes (ESF) e 157 equipes (SB).

Além do ensino e especialização dos profissionais, há estudos que mostram que a integração dos residentes ao atendimento da população aumenta a satisfação entre os cidadãos que utilizam a rede pública, há um custo-benefício maior para o governo – uma vez que passa a se dar mais atenção a agravos que poderiam evoluir para urgências e emergências – e oferece atenção à saúde de quem mais precisa.

Vacinação

A estruturação das unidades e formação de novos profissionais foram fundamentais para que o Município obtivesse êxito durante a campanha de vacinação contra a Covid-19, sendo referência nacional.

Diversas estratégias foram instituídas, como a criação de um sistema de cadastro prévio em parceria com a Agência Municipal de Tecnologia e Informação (AGETEC), abertura de mais de 50 pontos de vacinação, entre unidades de saúde, drives e itinerantes.

Hoje, Campo Grande ultrapassou a marca de 1,8 milhão de doses aplicadas, tendo quase 80% de toda a população completamente imunizada.

Fonte: PMCG

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário