24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Após entrega de Kits de materiais, residentes iniciam atividades no SUS

Publicado em 26/03/2022 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Após entrega de Kits de materiais, residentes iniciam atividades no SUS

 

Foram entregues ontem (24) os Kits de materiais a serem utilizados pelos 85 profissionais que assumiram as vagas nos cursos de residência da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Eles integrarão as equipes nas unidades de saúde do município e reforçarão o atendimento à população. 

Ao todo são 38 médicos que se especializarão em medicina da família e comunidade, e outros 47 pessoas formadas em diversas áreas, que farão a residência multiprofissional em saúde da família e comunidade. Nesta especialização estão profissionais de enfermagem, serviço social, odontologia, farmácia, fisioterapia, educação física e psicologia. 

O programa de residência da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), é uma parceria com a Fundação Osvaldo Cruz, que, além de implementar o projeto INOVAAPS, também fornece o material aos residentes, provenientes de nove estados e da Venezuela. No Kit os profissionais receberam jaleco, para ser utilizado durante os atendimentos, mochila, Pen Drive e squeeze. 

“Com a força destes novos residentes, nós garantimos o atendimento de qualidade nas unidades de saúde e a alta cobertura pelas equipes de saúde da família na Capital”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

INOVAAPS 

O convênio com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde para o fortalecimento da Atenção Primária foi renovado até 2024. Isso vai assegurar a continuidade na formação de novos profissionais que irão auxiliar no atendimento da população, além de trazer melhorias para as unidades de saúde. 

A implantação do Laboratório de Inovação da Atenção Primária (INOVAAPS) garantiu conquistas importantes para o Município. O projeto foi elogiado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que se mostrou interessado em expandir o modelo para outros municípios do país. 

Campo Grande saltou de 33% (27ª capital) para 75% (8ª capital) em Atenção Primária graças aos investimentos e implementação de ações estratégicas, como as maiores residências médica e multiprofissional de saúde de família do país. São, ao todo, 70 profissionais médicos atuando no projeto como residentes em medicina da família e comunidade e outros 121 de diversas áreas que trabalham em saúde da família. 

A Capital passou a contar ainda com o primeiro Programa Municipal de Teleinterconsulta de Mato Grosso do Sul, que já está em funcionamento na unidade de saúde da Moreninha. O objetivo é facilitar o acesso da população a um atendimento especializado e contribuir para desafogar a fila de espera. 

Fonte: PMCG

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário