24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Maior do país, programa de residência da Sesau forma mais de cem especialistas

Publicado em 18/03/2022 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Maior do país, programa de residência da Sesau forma mais de cem especialistas

 

Considerado o maior programa do país de residência médica e multiprofissional em saúde da família, associado ao programa de residência em saúde mental, a Prefeitura Municipal de Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), formar nesta sexta-feira (18) mais de 100 profissionais especialistas.

Com reconhecimento nacional, o programa conta com alunos de diversos estados do país que fizeram a residência aqui e retornarão às suas cidades com vivências ímpares na rede de atenção básica e de assistência em saúde mental.

“São profissionais da saúde, que eu não consigo imaginar o planeta sem a presença de vocês. Vocês cuidam de pessoas, vocês cuidam da gente, vocês foram vocacionados por Deus para esta profissão, o coração de vocês é voltado para tocar essas dificuldades. Nos momentos mais difíceis são vocês, as pessoas se agarram, se entregam a vocês, por isso, muito mais que falar do nosso trabalho, eu peço a Deus para abençoá-los e continurem este mister”, diz o prefeito Marquinhos Trad.

Além de Mato Grosso do Sul, os especialistas vieram do Amazonas, Goiás, Paraná, Piauí, São Paulo e Rio de Janeiro tendo em vista a excelência do programa em Campo Grande.

Nesta primeira turma da residência em saúde da família e comunidade, foram formando 32 médicos e 69 profissionais de diversas áreas. Dentre os formandos em residência multiprofissional, estão educadores físicos, fisioterapeutas, odontólogos, farmacêuticos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.

Já dentre os formando na área de saúde mental, há dois médicos psiquiatras, um enfermeiro, um psicólogo e um assistente social. Estes já fazem parte da segunda turma de residentes que se formam pela Sesau.

Todos os profissionais que integram os programas de residência da Prefeitura de Campo Grande passam todo o período de formação dentro das unidades de saúde da Sesau, sejam elas as USFs, no caso da área de saúde da família, ou nos CAPS, para quem se especializa em saúde mental.

A formanda Érica Vanessa Gomes da Silva, da área de serviço social, contou que sua experiência na Atenção Primária foi enriquecedora.

“A gente vê a necessidade de estar formando profissionais qualificados para estar atendendo a população. Campo Grande vem crescendo muito na Atenção Primária e para mim foi uma experiência única. Eu vim da área hospitalar e hoje enxergo a necessidade de ter profissionais capacitados para atender na base, dando resolutividade. Campo Grande só tem a ganhar com tantos profissionais sendo formado hoje, e eu como profissional só tenho a agradecer por estar entre essas pessoas”. Afirmou.

Já o médico de família e comunidade, Celito Augusto Dutra Correa, disse que conclui a formação em fevereiro e o projeto é muito inovador, principalmente para uma cidade que está avançando no conceito de medicina de família e comunidade.

“A estratégia de saúde da família ainda tem muita coisa a ser implementada. Esse programa tem que crescer mais e cobrir a cidade com a estratégia, por exemplo. Mas ele o caminho desta melhora. Um programa deste tamanho, deste volume, com 30 médicos residentes e 80 profissionais de saúde da família (multiprofissionais) é muito interessante e tem tudo para dar certo. Estou feliz pela oportunidade”. concluiu

Secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite, afirmou que a educação em saúde e a atenção em saúde não podem ser dissociadas, e estes residentes são uma prova disso.

“A pandemia não mostrou nada de novo na saúde pública, infelizmente, mas o serviço prestado aqui por estes formandos foi destaque nacional no combate ao vírus”, disse.

Melhorias na cobertura

Com a instalação do programa de residência voltado para a atenção primária em saúde, Campo Grande decolou no ranking de cobertura entre as capitais do país. Da última colocação, a cidade saltou para o 8º lugar, estando entre as que têm a melhor cobertura e atendimento à população.

“Isso resulta em médico nas unidades, profissionais competentes de todas as áreas atendendo à população, independente de idade ou especialidade”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.

O profissional especialista em saúde da família é capacitado para atender desde o bebê recém-nascido até o idoso, seja homem ou mulher, gestante ou já em idade mais avançada, avaliando adequadamente a necessidade de cada paciente e realizando o tratamento adequado, quando estiver na alçada da atenção primária.

Fonte: PMCG

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário