24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Fábio Trad exige “providências enérgicas” contra incêndio criminoso ao povo Guarani-Kaiowá

Publicado em 17/01/2022 Editoria: Brasil sem comentários Comente! Imprimir


 Fábio Trad exige “providências enérgicas” contra incêndio criminoso ao povo Guarani-Kaiowá

 

 Em ato covarde de intolerância religiosa, criminosos queimaram a casa de reza do povo Guarani-Kaiowá durante a madrugada_

 
Barbárie. Esta é uma das palavras que melhor definem o ato criminoso cometido no final do mês passado (29/12/2021) contra a religião do povo Guarani-Kaiowá. Numa atitude perversa e extremamente covarde, por volta das 2h da madrugada, a oga pysy/casa de reza foi incendiada no meio da madrugada, no momento em que crianças e idosas dormiam. Por sorte, todos conseguiram escapar.
 
O atentado ocorrido em tekoha, município de Douradina, Mato Grosso do Sul, comprova a absurda “intolerância religiosa contra a religião, memória e patrimônio coletivo do povo Guarani Kaiowá”, disse Aty Guassu em nota pública divulgada após a barbárie.
 
“Os rezadores(as) Nhaderu e Nhandesy sofrem cercos frequentes e ameaças de morte por praticar a religião do povo Guarani-Kaiowá. Em 2011 foram incendiadas cinco oga pysy – casas de reza Guarani-Kaiowá”, denunciou ele, que novamente reivindicou novamente uma séria investigação com o objetivo de punir os mandantes e autores dos crimes cometidos contra o patrimônio coletivo do Kaiowá.
 
Indignado com o atentado e com a triste situação dos povos originários, o deputado Fábio Trad afirmou já estar tomando “urgentes e enérgicas providências”. 
 
“Trata-se de um ato de extrema crueldade, portanto não pode ficar assim. Encaminhamos ofícios a todos os órgãos responsáveis, como a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, a Funai e o Incra, para que tomem providências práticas e urgentes contra todos os envolvidos nessa barbárie”, disse o parlamentar.

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário