24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Mais de 20,5 mil alunos e servidores da Reme são atendidos pelo programa Valorização da Vida

Publicado em 21/12/2021 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Mais de 20,5 mil alunos e servidores da Reme são atendidos pelo programa Valorização da Vida

 

Em três anos de funcionamento, o programa “Valorização da Vida”, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), já atendeu 20.531 alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) e trabalhadores da educação. O “Valorização da Vida” atua na prevenção ao suicídio, automutilação, além de prestar atendimento em casos de abuso, depressão e outras doenças relacionadas. Durante o período de pandemia, o atendimento também teve como foco o luto de alunos e servidores – que perderam familiares para a Covid-19.

A Coordenadoria de Psicologia e Assistência Educacional (CPAE), da Superintendência de Gestão e Normas (Sugenor), é responsável pelo serviço que teve início em agosto de 2018. Em 2021, a equipe multidisciplinar que atua no programa atendeu 6.170 pessoas. Desde a inauguração da sede da coordenadoria, no dia 25 de agosto, 150 trabalhadores foram assistidos no local – que fica na Rua Hermelita Gomes de Oliveira n. 1044, no Bairro Santa Fé, que oferece atendimento psicológico e social, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30.

“Nossa atuação é sempre voltada para o bem-estar dos nossos alunos e servidores. Desde quando começou o atendimento psicossocial na Reme, tivemos inúmeras situações que foram solucionadas com este cuidado que é oferecido. Então, tanto nossos servidores quanto os alunos se sentem seguros e assistidos. É de extrema importância o trabalho que é realizado”, afirmou a secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes.

Por conta da pandemia, desde março de 2020 até o primeiro semestre de 2021, o atendimento aos profissionais que atuam na área da educação ocorreu de forma remota, com lives e treinamentos. O programa tem por principal foco a defesa incondicional da vida, mediante o fortalecimento da autoestima e da solidificação de valores que sustentam o desenvolvimento psicossocial e contribuem para a promoção da resolução de conflitos cotidianos vivenciados pelas crianças e adolescentes das unidades da Reme e profissionais da educação.

“Para nós a coordenadoria é reconhecida em Campo Grande pela nossa Rede Municipal de Educação como algo que foi criado, deu suporte para o servidor e trouxe retorno. É o único atendimento do tipo no Brasil, e tivemos resultados satisfatórios, com metodologia de desenvolvimento e plano de trabalho”, explicou  a superintendente Alelis Izabel Gomes.

Lei

O programa Valorização da Vida foi instituído lei municipal no dia 21 de janeiro de 2021. O texto, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, foi sancionado pelo prefeito Marquinhos Trad e publicado no Diogrande. A transformação do projeto em lei garante o funcionamento permanente na Reme. O programa atua com os alunos desde agosto de 2018, e com os profissionais da educação das 104 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e das 98 escolas municipais de ensino fundamental, a partir de 2020 com o início da pandemia.

O objetivo é garantir o bem-estar social, fortalecer a autoestima e o desenvolvimento psicossocial, além de contribuir para resolução de conflitos cotidianos vivenciados pelas crianças e adolescentes das unidades da Reme. “A importância é o foco na defesa incondicional da vida, fortalecer a autoestima, resolução de conflitos, contribuir para que os educadores possam se identificar como principais articulares no processo educacional e mostrar aos servidores da educação, que a Semed se preocupa com a saúde de cada um que compõe a nossa rede”, explica a superintendente Alelis Izabel Gomes.

Fonte: PMCG

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário