24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Reme retoma horário de aula regular a partir de 18 de outubro

Publicado em 05/10/2021 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Reme retoma horário de aula regular a partir de 18 de outubro

 

Com o retorno presencial escalonado da Rede Municipal de Ensino (Reme) funcionando com segurança para toda a comunidade escolar, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) retoma o horário regular de aulas para todos os alunos. A partir do dia 18 de outubro as aulas serão das 7h às 11h10, no período matutino, e das 13h às 17h10, no período vespertino nas unidades escolares. O horário de aulas é o mesmo de antes da pandemia.

O intervalo (recreio) será de 10 minutos, com critérios e organização de competência da direção e equipe técnico-pedagógica, para atender melhor cada escola, a fim de evitar aglomerações e manter as medidas de biossegurança necessárias. O ensino presencial escalonado está mantido nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) – para os grupos 4 e 5 -, e nas escolas de ensino fundamental. As cinco escolas de tempo integral já funcionam em horário regular. E o horário de saída dos alunos das Emeis nos períodos matutino e vespertino já ocorriam de forma a atender a mudança proposta – realizado a partir das 11h e das 17h.

A resolução Semed n.229 publicada hoje (4) no Diogrande também estabelece que os responsáveis pelos alunos devem assinar o termo de compromisso caso optem pelo ensino presencial. O prazo para formalizar a decisão junto à unidade escolar de matrícula do aluno foi prorrogado até sexta-feira (8). O mesmo vale para aqueles que vão continuar no ensino não presencial (remoto). O limite vale para todas as etapas do ensino – até o 9° ano do ensino fundamental – oferecidas pela Reme. A partir do dia 18 de outubro o aluno irá concluir o ano letivo da forma como estiver – seja presencial de forma escalonada, ou remoto, com a realização das atividades em casa.

Desde a retomada das aulas presenciais de forma escalonada, no dia 26 de julho, outras adaptações já foram realizadas relativas ao atendimento dos alunos da Reme. Desde o dia 13 de setembro, as Emeis passaram a receber os alunos dos grupos 1, 2 e 3 – que são as crianças de 4 meses até 3 anos – semanalmente sem escalonamento. O atendimento continua parcial, ou seja, em apenas um dos períodos – matutino ou vespertino – de acordo com os critérios estabelecidos pelas unidades escolares e em atendimento às medidas de biossegurança como forma de evitar a disseminação da covid-19.

O retorno presencial escalonado das aulas da Reme teve início no dia 26 de julho, após 16 meses de aulas remotas, nas 202 unidades escolares. Todo o processo de preparação e retorno foi elaborado levando em consideração a biossegurança necessária, entre as ações estava a vacinação dos trabalhadores da educação.

Cada unidade escolar colocou em prática todas as ações para garantir segurança aos estudantes e demais envolvidos no processo de retomada. E mesmo após mais de três meses da retomada, as regras continuam a ser cumpridas. O uso de máscara é obrigatório, além da aferição de temperatura, aplicação de álcool 70º nas mãos, e da intensificação das medidas de higiene e limpeza individual e dos espaços.

Uma das principais ações para o retorno presencial das aulas da Reme é o sistema de escalonamento proposto, evitando aglomerações e permitindo que todos os estudantes, que desejassem e tivessem permissão dos responsáveis, voltassem para a sala de aula de forma presencial. Os alunos que estão no sistema escalonado podem tirar dúvidas com o professor na sala de aula, ou ainda das 10h às 11h e das 16h às 17h. Já os que estão exclusivamente nas aulas remotas podem obter informações sobre o atendimento on-line da Reme no link: http://www.campogrande.ms.gov.br/cgnoticias/noticias/alunos-da-reme-terao-atendimento-on-line-durante-aulas-nao-presenciais/.

Fonte: PMCG

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário