24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Senador Nelsinho Trad embarca em missão diplomática na Amazônia

Publicado em 09/09/2021 Editoria: Brasil sem comentários Comente! Imprimir


Senador Nelsinho Trad embarca em missão diplomática na Amazônia

 

Presidente do Parlamaz integra comitiva de diplomatas, parlamentares, representantes do governo federal e jornalistas.

Entre hoje (8) e sexta-feira (10), o senador Nelsinho Trad estará em viagem à Amazônia Oriental, na missão do Conselho Nacional da Amazônia Legal. O CNAL é liderado pelo vice-presidente da República, General Hamilton Mourão. O objetivo da missão diplomática é mostrar as ações do governo federal para proteger, preservar e desenvolver a região.

A programação está concentrada nas cidades de Parauapebas, Altamira, Medicilândia e Belém, onde a ocupação humana consolidada e grandes projetos de mineração e infraestrutura convivem com ações de proteção ambiental e de expansão da bioeconomia.

Estão previstos sobrevoo às Operações da Vale e à Floresta Nacional dos Carajás além de visita ao Complexo mineiro da cidade. Os integrantes da comitiva também vão conhecer o Parque Zoobotânico, sobrevoar a Volta Grande do Xingu e visitar as instalações da UHE Belo Monte. A agenda inclui ainda ida à fábrica da Gencau e visitas ao Museu Emílio Goeldi e ao Instituto Evandro Chagas, primeira instituição cientifica da região amazônica.

A preocupação com a saúde das comunidades locais é prioridade do Parlamento Amazônico, presidido pelo senador Nelsinho Trad.  O colegiado elencou quatro temas principais para o acompanhamento e diplomacia parlamentar: fazer o monitoramento genômico do coronavírus na região através da rede de cooperação dos institutos nacionais de higiene; o acompanhamento do acesso a vacinas e insumos de saúde relacionados à covid; a realização de um congresso ou seminário para debater o desenvolvimento sustentável da Amazônia; e, por fim, a necessidade de um monitoramento da preservação da Amazônia.

Segundo o presidente do Parlamaz, participar da missão amplia o horizonte de ações diante dos desafios e do potencial da região. "Teremos uma visão in loco do que realmente acontece dentro da Amazônia. Conhecimento necessário para medidas que possam assegurar a proteção efetiva do meio ambiente e da população local."

O senador Nelsinho Trad sempre foi um dos principais defensores da união de esforços em prol da Amazônia e da necessidade do país assumir a narrativa sobre a região. "Precisamos demonstrar as ações do Brasil para o controle e proteção do bioma. A Amazônia tem voz e representatividade, o Parlamento Amazônico está vivo. Cabe a nós, representantes do povo, unirmos esforços pelo desenvolvimento sustentável e proteção das populações desse território.”

Também participam da missão os embaixadores do Japão, da Espanha, União Europeia, de Angola, do Paraguai, da França, Índia, do Uruguai, Reino Unido, da Suíça, a secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Maria Alexandre Moreira Lopez, a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado Federal, senadora Kátia Abreu, e representantes dos ministérios de Minas e Energia, Meio Ambiente, Relações Exteriores e Ciência, Tecnologia e Inovações.

Esta é a segunda etapa da iniciativa do Conselho Nacional da Amazônia Legal para apresentar a Amazônia brasileira. Em 2020, o senador Nesinho Trad também esteve presente na viagem ao lado ocidental. Na ocasião, a comitiva foi às cidades de Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Maturacá no estado do Amazonas.

Tags: , , , , , , , 

 

Fonte: PMCG

 

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário