24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Prefeitura inicia revitalização do Monumento aos Desbravadores, conhecido como ‘Carro de Boi’

Publicado em 27/08/2021 Editoria: Arte e Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Prefeitura inicia revitalização do Monumento aos Desbravadores, conhecido como ‘Carro de Boi’

 

Nesta sexta-feira (27) é a vez do Monumento aos Desbravadores, conhecido popularmente como Carro de Boi, receber o início do trabalho de revitalização feito pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). Essa ação conta com o apoio da empresa parceira 067 Vinhos. A artista responsável pela idealização do monumento, Neide Ono, é também quem coordena a equipe para a sua revitalização.

Para ela, é uma alegria ver essa obra sendo revitalizada. “Fiquei muito feliz e contente pelo projeto do prefeito que vai revitalizar não só a minha obra como várias outras pela cidade. A revitalização será feita pelo Massao Minata, que é quem irá refazer as peças danificadas e as que faltam no desenho”, comenta.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, relembra que o primeiro monumento de Campo Grande revitalizado foi “O Aprendiz” e afirma que o próximo a ser revivido é “O Beijo”. “Entendemos a importância do patrimônio histórico e cultural para a identidade dos campo-grandenses. Neste sentido, a prefeitura se une ao setor privado para promover verdadeiras melhorias em Campo Grande. É importante valorizar o passado para que o futuro seja esperado e celebrado”, comenta.

A 067 Vinhos, empresa responsável por financiar a revitalização, em nota, diz: “A 067 Vinhos tem muito orgulho de ter nascido campo-grandense e de ter, hoje, a oportunidade de retornar à cidade um pouco do carinho e do acolhimento que tanto nos orgulha nessa terra. Restaurar o monumento é um dos melhores investimentos que podemos pleitear, pois significa ajudar a construir nosso próprio chão. E desse chão é que partiremos para o mundo.”

Sobre o monumento

O Monumento aos Desbravadores é um amplo painel instalado na confluência dos córregos Prosa e Segredo. Promove um registro histórico do início da ocupação urbana de Campo Grande, por volta de 1872.

Vindo de carro de boi (segunda viagem), o fundador de nossa cidade, José Antônio Pereira, e sua família, iniciaram ali a formação do povoado, construíram os primeiros ranchos, no local então conhecido como Mato Cortado.

O monumento mede 10X5m, foi inaugurado em 1996, na Praça Nelly Martins, junto com a implantação do Parque Florestal Antonio de Albuquerque.

A obra é composta por peças fundidas em alumínio e metal dourado sobre fundo de granito preto.

Serviço – A cerimônia de lançamento da revitalização acontece às 9h30. O monumento está localizado na Avenida Presidente Ernesto Geisel, 3.887, Amambai.

Fonte; PMCG

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário