24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Governo de MS adia até domingo (13) nova classificação de risco do Prosseguir e entrada em vigor de medidas mais restritivas

Publicado em 11/06/2021 Editoria: Economia sem comentários Comente! Imprimir


Governo de MS adia até domingo (13) nova classificação de risco do Prosseguir e entrada em vigor de medidas mais restritivas

Adiamento ocorre a pedido da Assomasul, que alegou que municípios foram surpreendidos por nova classificação, um dia após a última atualização, e que haveria pouco tempo para se prepararem.

Mapa do programa Prosseguir que vale até sábado (12) — Foto: Reprodução/SES

Mapa do programa Prosseguir que vale até sábado (12) — Foto: Reprodução/SES 

A secretaria estadual de Saúde (SES) atendeu nesta quinta-feira (10) pedido da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e adiou até domingo, dia 13 de junho, a entrada em vigor da nova classificação de risco para a pandemia de Covid-19 do programa Prosseguir e das medidas restritivas determinadas conforme a bandeira de cada município. 

Segundo a SES, a Assomasul alegou que foi surpreendida pela nova classificação divulgada nesta quinta-feira, um dia depois das bandeiras com grau de risco já terem sido atualizadas e que não haveria possibilidade dos municípios e da população se prepararem para as novas restrições, caso elas entrassem em vigor nesta sexta-feira (11), como previsto inicialmente. 

A entidade pediu ainda para participar das reuniões do comitê gestor do programa, para que os municípios não sejam surpreendidos com as futuras atualizações da classificação de risco do Prosseguir. 

A secretaria entendeu que a alegação da Assomasul das dificuldades dos municípios se prepararem para as implementar as medidas restritivas previstas na nova atualização do programa era plausível e decidiu atender o pedido. 

Desse modo, estipulou que até sábado (12), estará em vigor a classificação de risco divulgada na quarta-feira (9). Dessa forma, 7 cidades estão classificadas na bandeira de cor amarela (risco tolerável), 29 na bandeira laranja (risco médio) e 43 na vermelha (risco alto), incluindo Campo Grande. 

Essa classificação é o parâmetro para os municípios implementarem medidas restritivas até sábado. 

No domingo, entra em vigor então um novo mapa situacional do Prosseguir. Esse mapa aponta que 7 cidades estão classificadas na bandeira laranja (grau de risco médio), 29 foram colocadas na bandeira vermelha (grau de risco alto) e 43 subiram para a bandeira cinza (grau de risco extremo). 

O bandeiramento de cada cidade vai determinar o funcionamento das atividades econômicas e quais medidas restritivas devem ser adotadas. Na bandeira cinza, por exemplo, poderão funcionar apenas as atividades essenciais (51 atividades, elencadas no final desta reportagem) e o toque de recolher deve ser entre 20h e 5h. 

Com a decisão da SES desta quinta-feira à noite, sobre o adiamento do novo mapa situacional do Prosseguir, a prefeitura de Corumbá comunicou que o decreto com medidas restritivas que havia publicado em edição complementar do Diocorumbá fica sem efeito e voltam a valer as deliberações de decreto anterior, que havia sido publicado na terça-feira (8).

Fonte: g1.globo.com

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário