24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Por que os cachorros correm atrás do próprio rabo?

Publicado em 12/05/2021 Editoria: Animais de estimação sem comentários Comente! Imprimir


Por que os cachorros correm atrás do próprio rabo?

A imagem de um cachorro correndo atrás do próprio rabo é uma cena bastante recorrente na rotina dos donos de cães. Às vezes, a cena é tão inusitada que os nossos animaizinhos ficam parecendo até mesmo um peão girando rapidamente sobre o próprio eixo. Mas você sabe o porquê deles fazerem isso? Os motivos são diversos.

Quando é apenas ocasional e não parece estar fazendo mal ao seu cão, geralmente é um comportamento inofensivo. No entanto, se perseguir o rabo parecer obsessivo, pode haver um problema de saúde. Por isso, é importante ter em mente quais sinais observar e qual é o momento correto para buscar ajuda.

Hábito comum

(Fonte: Unsplash)

Na maioria das vezes, os cachorros perseguem seus rabos pelo simples fato de estarem entediados. Se eles passam muito tempo sozinhos em casa, é provável que eles não estejam recebendo o estímulo físico e mental necessário para suas rotinas. Perseguir a cauda oferece uma maneira de se divertir - pelo menos por um tempo - e também permite que eles liberem parte da energia acumulada.

Além disso, é possível que eles estejam fazendo isso apenas para se divertir. Assim como as crianças humanas, os cães adoram descobrir mais sobre o mundo através de suas bocas. Quando jovens, os caninos podem ver seus rabos como um simples brinquedo divertido. Conforme eles crescem, porém, esse hábito vai desaparecendo aos poucos.

Por fim, outra possibilidade nem tão preocupante é que seu cachorro esteja perseguindo o próprio rabo para chamar a sua atenção. Os cães são bichinhos bastante carentes e farão qualquer coisa para ter você por perto pelo menos um pouquinho a cada dia. Lembre-se sempre de disponibilizar um tempo para brincar com ele!

Problemas de saúde

(Fonte: Unsplash)

Apesar das possibilidades citadas anteriormente, perseguir o rabo pode ser sinal de algo ruim. Existe a possibilidade de que seu cão esteja fazendo isso para tentar se livrar de pulgas e carrapatos que estejam infestando o pelo. Dessa forma, sempre dê uma checada em suas peles para buscar alguma evidência de problema.

De acordo com especialistas, a obsessão em ir atrás do rabo também pode expor uma condição de saúde subjacente, como convulsões, dor, infecção ou até mesmo câncer. Se isso for algo recorrente na vida do seu cão, vá atrás de auxílio veterinário para descartar a possibilidade de problemas maiores.

Em último lugar, esse também pode ser um sinal de que seu cachorro esteja sofrendo de ansiedade. Através desse comportamento obsessivo, seu pet pode estar achando um método para liberar o estresse. Se você suspeita que esse seja o motivo, busque ajuda para achar a raiz da situação. 

(Fonte: Unsplash)

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário