24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Fenômeno Superlua Rosa poderá ser visto na noite desta segunda-feira

Publicado em 26/04/2021 Editoria: Meio ambiente sem comentários Comente! Imprimir


 

Fenômeno Superlua Rosa poderá ser visto na noite desta segunda-feira

A primeira superlua de 2021 promete embelezar o céu na noite desta segunda-feira (26). Nesta noite, o satélite natural ficará mais perto da Terra, dando a impressão de estar maior. Apesar de ter o nome de Superlua Rosa, não haverá mudança na cor da superfície do satélite.

O fenômeno poderá ser visto de qualquer lugar do Brasil e do mundo. O melhor horário para apreciá-lo é no início do anoitecer, o que pode variar de acordo com a cidade. Quanto mais ao leste, mais cedo a Lua ficará visível.

O que é uma superlua

Superluas ocorrem porque a órbita da Lua ao redor da Terra, não é circular, mas levemente elíptica. Como resultado, a distância entre elas muda durante o mês. No ponto mais próximo (perigeu), ela fica a aproximadamente 362 mil km de distância, enquanto no ponto mais distante (apogeu) essa distância chega a 405 mil km.

As datas do apogeu e do perigeu não são sincronizadas com as fases da Lua e apenas ocasionalmente coincidem com a Lua Cheia. Assim, as superluas aparecem quando a Lua está cheia e se encontra no perigeu.

De acordo com o Observatório Astronômico de Lisboa, essa coincidência ocorrerá duas vezes em 2021. A próxima será em 26 de maio, quando também está previsto um eclipse lunar total.

Foto: Divulgação

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário