24 Horas No Ar
Cotação
RSS

SEMED COMEMORA O DIA DO ÍNDIO COM AÇÕES ON-LINE

Publicado em 20/04/2021 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Foto: Arquivo tirada antes da pandemia

Foto: Arquivo tirada antes da pandemia

 

Semed comemora o Dia do Índio com ações on-line

 

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) preparou atividades pedagógicas de interação cultural para os alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme), em comemoração ao Dia do Índio, nesta segunda-feira, dia 19 de abril.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), por intermédio da Divisão de Tecnologia Educacional (DITEC) e da Divisão de Educação e Diversidade (DED), é apresentado na TV Reme o documentário “Raízes da Nossa Gente: uma viagem pela pré-história do Mato Grosso do Sul”. As transmissões ocorrem nesta segunda-feira, durante toda a programação, desde às 8h até às 18h. A TV Reme é transmitida pela TVE – canal aberto 4.2 e ainda no YouTube, no endereço https://www.youtube.com/channel/UCsC4oAnt5rZiGAEKYLAYBog.

No Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena, localizado na Aldeia Urbana Marçal de Souza, foi transmitido ao vivo uma “live”, que teve início com o Hino de Campo Grande, na língua Terena, cantado pelo professor indígena Itamar Jorge Pereira, técnico da DED. Também houve oficina de grafismo Terena e Kadiwéu no tecido.

“Dia do índio tem o propósito de relembrar as conquistas dos nossos antepassados, principalmente a participação na guerra do Paraguai, em que os povos indígenas Terena e Kadiwéu lutaram juntos, para defenderem o território brasileiro na fronteira, o que não está escrito nos livros didáticos.”, comentou Itamar Jorge Pereira.

De acordo com o professor Itamar, no Brasil existem 305 povos indígenas e 274 línguas. “Mesmo residindo na Capital, nós preservamos a nossa cultura, por meio das danças, preservação da nossa língua materna e das nossas rezas. Nós resistimos, durante 521 anos, a luta contínua.”, disse.

“Todo o povo indígena merece consideração, principalmente em nosso País. Não pode um dia como esse passar em branco. Considero uma data âncora, mas em todos os dias devem ser lembrados”, falou Magali Luzio, da DED.

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário