24 Horas No Ar
Cotação
RSS

Apreendido o helicóptero que realizou pouso forçado em Ponta Porã

Publicado em 16/04/2021 Editoria: Segurança sem comentários Comente! Imprimir


 

Apreendido o helicóptero que realizou pouso forçado em Ponta Porã

Logo após tomar conhecimento do sinistro aéreo que culminou no pouso forçado do helicóptero Robinson R66, prefixo PR HMR, equipe do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado – DRACCO deslocou até o Assentamento Itamarati, área rural de Ponta Porã, a fim de averiguação in loco dos fatos. A diligência contou com o fundamental apoio da equipe do 1ª Delegacia de Polícia de Ponta Porã que assegurou a preservação do local até a chegada da Unidade Especializada.

A conjugação das evidências encontradas na aeronave (para-brisa e faróis quebrados, posição do pouso) com as incoerentes, inconsistentes e evasivas versões apresentadas pelo piloto, levou à classificação do sinistro como de natureza criminosa.

Ciente de sua responsabilidade criminal, antes mesmo da chegada da equipe do DRACCO, o piloto se encarregou de descartar o GPS do helicóptero e de formatar o smartphone usado para falar com os “patrões” como um ato de desespero na busca por escapar do conhecimento da Especializada.

Todavia, essas manobras não impediram a equipe de atribuir à performance implementada pela aeronave, características das narco operações, ou seja, voos baixos para evitar o controle aéreo, ausência de plano de voo, diário de bordo, dentre outros elementos. “Estava tão próximo do solo que o helicóptero atingiu a rede de alta tensão”, pontuou a Diretora do DRACCO, Delegada Ana Claudia Medina.

Face às robustas evidências de narco ilícito, o helicóptero foi apreendido e encaminhado, mediante suporte logístico da Delegacia Regional de Dourados, para o hangar do DRACCO na capital, Campo Grande, onde será submetido a novos exames periciais.

Esta segue o curso da Operação Ícaro, que é realizada em caráter permanente, na repressão qualificada de crimes aeronáuticos, visando conferir resposta mais enérgica aos ilícitos penais relacionados ao narcotráfico e ao crime organizado, o DRACCO foi habilitado a participar da Operação Hórus/Ministério da Justiça.

Fotos: PCMS

› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário